Histeroscopia

Este exame é realizado com auxilio de uma pequena câmera, introduzida pelo orifício externo do colo do útero e que visa ajudar no diagnóstico de diversas patologias intra uterinas.

O Preparo

Este exame pode ser feito ambulatorialmente, devendo a paciente, idealmente, estar com boas condições de saúde. Para que se possa realizar a visualização da cavidade uterina a paciente não pode estar com sangramento vaginal.

Histeroscopia

O exame

Permite olhar direto dentro da cavidade uterina através da introdução pela vagina e colo do útero de um sistema ótico.

Alguns dos seus objetivos da etapa diagnóstica consistem em investigar alterações vistas no ultra-som, queixas de dor pélvica da paciente, sangramentos aumentados ou na pós menopausa. Essa etapa diagnóstica pode ser feita com ou sem sedação, e permite a realização de biópsia.

Se for diagnosticado alguma alteração que precise de tratamento cirúrgico, esta é, então, feita em centro cirúrgico sob anestesia.

A Dra Juliana realiza este exame no Hospital Bangu e no Hospital Real D’or. A marcação para ambos os hospitais é realizada através da central da própria Rede D’or no telefone 3003-3230.

Histeroscopia cirúrgica

É um procedimento pouco invasivo, com pos operatório de pouco desconforto que permite uma rápida recuperação e possibilidade de retorno ao trabalho em pouco tempo, além de ter pequeno risco de complicação.