Urodinâmica

Este exame objetiva auxiliar no diagnóstico das causas das disfunções urinárias. Atualmente, em nossa clínica, dispomos de equipe especializada para a realização deste exame em crianças, mulheres e homens.

O Preparo

O paciente precisa ter um exame do urina recente constatando ausência de infecção.

Em nossa clínica, aproveitamos esse momento para também investigar o trato urinário por meio do ultra-som pois algumas vezes cálculos ou tumores são a causa da disfunção urinária do paciente.

Realizamos também uma consulta prévia ao exame para o paciente ter a oportunidade de conhecer o médico que o realizará, além de explicar sucintamente todas as etapas e orientar o preparo para o dia da Urodinâmica.

Urodinâmica

O exame

É realizado no próprio consultório e objetiva auxiliar no diagnóstico das causas das disfunções urinárias.

Costuma ser separado em três etapas:

Primeira etapa

O paciente deve beber água até estar com forte desejo de urinar. Essa micção é realizada espontâneamente em um assento apropriado.

Segunda etapa

São medidas as pressões dentro da bexiga e avaliada a perda urinária, contração do músculo vesical e força realizada pelo paciente para urinar. Para conseguirmos medir esses itens, é necessário a introdução de finas sondas lubrificadas com geléia anestésica pela uretra e reto junto com a introdução de soro na bexiga para simular a bexiga ficando cheia de urina.

Terceira etapa

Consiste em urinar espontaneamente novamente sob o uso das sondas.

OBS: É importante ressaltar que não ocorre dor em nenhuma das três etapas.